Selecione o Estado
Selecione a Categoria
Brasil, Segunda 20 de Novembro de 2017
CERN recria primeiro site público da história da internet
Data: 30/04/2013

Iniciativa vem para comemorar os 20 anos de aniversário da publicação do site. Ideia é manter viva a história da internet.

 Hoje, dia 30 de abril, o primeiro site da internet totalmente “aberto ao mundo” completa 20 anos desde que foi disponibilizado para ser acessado por qualquer pessoa.

Foi nessa data, em 1993, que Tim Berners-Lee, um dos funcionários do CERN, tornou pública a primeira página da internet utilizando o conceito de World Wide Web – permitindo, também, que todo o mundo pudesse utilizar tais tecnologias de forma livre e sem pagar quaisquer tipos de royalties.

 O site havia sido criado dois anos antes, em 1991, e trazia somente textos dispostos de maneira bem básica – principalmente se o compararmos com as páginas desenvolvidas nos anos que se seguiram.

 Para comemorar o aniversário, o CERN decidiu recriar o site da mesma forma como era na época – ou, pelo menos, quase isso. Acontece que os profissionais que trabalham no centro de pesquisas que “comanda” a internet só encontraram a versão da página que ainda estava no ar em 1992.

 No comunicado oficial do centro, eles não jogaram a toalha e citam que a busca por versões mais antigas da página continua. Além disso, outro detalhe bacana é o fato de que a URL e os caminhos são os originais da época, ou seja, o site apresenta agora os mesmos endereços utilizados mais de 21 anos atrás, como podemos ver na sua página principal, por exemplo:

 http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html

Basta clicar no link acima para acessar o site. Vale lembrar que a ideia do CERN com esse projeto é dar inicio a um movimento que mantenha viva a história da internet, inclusive ressuscitando alguns sites “jurássicos” da rede. 

 

 

voltar
Selecione o Estado e a Categoria que deseja visualizar
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espirito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minhas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Rorâima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins