Selecione o Estado
Selecione a Categoria
Brasil, Segunda 26 de Junho de 2017
5G deve ser até mil vezes mais rápida que 4G, diz pesquisador
Data: 03/05/2013

Primeiros celulares com a nova tecnologia devem aparecer no mercado em cerca de 10 anos.


Uma parceria público-privada entre o governo do Reino Unido e empresas globais do setor de telecomunicações (Fujitsu, Huawei, Rohde-Schwarz, Internacional VIACOM, Samsung e Telefônica Europa) criou um centro de pesquisas focado no desenvolvimento da quinta geração da internet móvel (5G).
 
Em entrevista ao Olhar Digital, o diretor do centro de pesquisa, Rahim Tafazolli, afirmou que o projeto se destaca por ser uma iniciativa em larga escala e que conta com o apoio de grandes parceiros da indústria.
 
De acordo com Tafazolli, o grande objetivo da tecnologia não é apenas aumentar a velocidade da conexão, mas melhorar todo o sistema para oferecer uma experiência mais fluida para os usuários. Com isso, mais aparelhos poderão se conectar à rede, que deverá ser mais de mil vezes mais rápida que o 4G atual.
 
Primeiros celulares chegam em dez anos
 
Em entrevista para o Olhar Digital, o engenheiro de comunicações Mike Short afirmou que a rede 5G ainda vai demorar alguns anos para começar a ser utilizada comercialmente. Assim, ele espera que os primeiros aparelhos equipados para utilizar a tecnologia comecem a ser vendidos em 2022 no Reino Unido e até 2024 em outros países. Isso não significa, contudo, que o 3G e o 4G serão deixados de lado, mas sim que novas opções passarão a ser utilizadas em longo prazo.
voltar
Selecione o Estado e a Categoria que deseja visualizar
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espirito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minhas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Rorâima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins